A aerotermia é um sistema de climatização que utiliza a energia contida no ar e converte-a em aquecimento, arrefecimento ou água quente (AQS) através de um só equipamento.
É uma tecnologia de climatização muito eficiente, visto que é capaz de extrair 75% da energia do ar para o seu funcionamento, e simultaneamente, é a mais eficiente do mercado, visto que fornece mais energia do que a que consome.
Em termos de sustentabilidade, a energia aerotérmica está incluída pela Diretiva Europeia 2009/28/CE no grupo das energias provenientes de fontes renováveis, uma vez que os sistemas aerotérmicos obtêm energia do ar exterior, uma fonte inesgotável e totalmente ecológica.
A energia aerotérmica tornou-se a energia do presente e do futuro para substituir o gás natural e os sistemas de aquecimento por combustão.
O sistema de bombas de calor é composto por vários elementos essenciais: um evaporador, um compressor, um condensador e uma válvula de expansão. A parte externa da bomba de calor é responsável por fazer o aproveitamento da energia ambiente através de um circuito de gás refrigerante. Este gás refrigerante tem a capacidade de absorver a energia do ar, da água ou do solo, transformando-a em vapor. O compressor comprime então o gás refrigerante, libertando o seu calor para o sistema de aquecimento e para o depósito de água quente sanitária. Uma vez arrefecido, o refrigerante volta ao seu estado líquido e é vaporizado através de uma válvula de expansão, aumentando ainda mais a sua capacidade de absorver o calor do ambiente. E assim o ciclo é renovado, dando-se assim uma transferência eficiente e constante de energia térmica.
Se está interessado na instalação de uma bomba de calor na sua casa, ligue-nos para (+351) 218 090 488 ou deixe aqui os seus dados telefónicos e entraremos em contacto.